sábado, 1 de setembro de 2012

Livros

Uma nova jornada se inicia. Acho que já escrevi esta frase antes. Mas agora vamos para uma empreitada com características diferentes. Neste novo blog que apresento o eixo central será a análise de obras literárias. Arghhh, dirão alguns de vocês, mas observem que todo crítico se aproveita dos temas inseridos nos livros que analisam para avaliar todo o seu contexto, o conteúdo em si inserido no ambiente a que se propõe ser dissertado.

Dessa forma, quando falar sobre um determinado livro, a idéia é mergulhar no tema proposto pelo próprio autor. De uma certa forma preservo, assim, o espírito dos blogs anteriores, Nikitideas (2003/2005) e o Leopideas (2010/2012). Em ambos os temas foram diversos, e os seus leitores sempre tiveram a liberdade – maior característica da internet, pelo menos na maioria dos países até hoje – de escolha sobre o que queriam ou que não queriam ler ou ter acesso.

Material não faltará, pois como muitos de vocês sabem sou um leitor contumaz. Algumas características diferentes, porém, em relação ao último, estarão presentes. Os links presentes no Leopideas eram muito mais voltados para os meus interesses pessoais. Ora, avaliei que isto foi um erro. Tinha que estar focado no interesse dos leitores. E como o Proximideas será voltado para a crítica literária – e todos os seus vieses, como dito acima – inseri links das livrarias virtuais as quais mais tenho acesso. Dessa forma, caso os leitores se sintam instigados a adquirir a obra ali dissecada, poderão ter acesso direto a ela para compra virtual. Caso não sejam afeitos a tal prática, poderão pelo menos averiguar o preço de mercado para compra em livraria.

Outro ponto diferente em relação ao Leopideas será a periodicidade de postagem dos textos. Esta obedecerá o meu ritmo de leitura das obras. Ou seja, será um tanto quanto errática. Mas como eu tenho um mailing list, e faço a divulgação das publicações via redes sociais, não acredito que isso tenha um impacto negativo exagerado. Por outro lado, acredito que isso dará fôlego suficiente para aqueles que não têm o hábito de averiguar constantemente o texto, que antes era “semanal”, em buscar o blog para se certificar se existe algo novo interessante para ser lido. Para mim, particularmente, será um alívio em não ter a “obrigação” de gerar algo novo num prazo tão rígido. Espero, dessa forma, estar preservando a qualidade do texto em si.

Acrescentei ainda algo que utilizava no início do Nikitideas, há alguns anos atrás. Tinha a preocupação de viabilizar que os meus textos pudessem ser divulgados igualmente no exterior. Naquela ocasião – e lá se vão 09 anos – produzia o texto tanto em Português quanto uma versão em Inglês. Era trabalhoso por demais. Passado algum tempo, desisti dessa ambição. Porém, agora uma ferramenta se oferece para facilitar tal ato. Trata-se do tradutor automático, disponibilizado na barra à direita do vídeo. Muitos de vocês sabem que a tradução que emerge desse tipo de ferramenta não é tão fidedigna assim. Mas se vocês chegarem ao ponto de se interessarem em divulgar as idéias e os debates que podem porventura aqui surgir, terão certamente a iniciativa – em caso de amigos estrangeiros – de no mínimo avisá-los sobre a ferramenta utilizada e, para os realmente interessados e que tenham domínio de idiomas, fazer uma rápida revisão do texto traduzido automaticamente para fazer os pequenos acertos que considerarem necessários para a melhor compreensão do seu conteúdo.

Agora, uma última modificação que me diz respeito diretamente. Uma das coisas que mais estava me angustiando ao final do Leopideas era a obsessão pelo volume de leitores que eu atingia. No início era prazeroso ter uma idéia do público-alvo alcançado, mas depois se tornou uma tortura ao perceber, primeiro, que por alguns dos fatores expostos acima, a qualidade do texto havia caído e eu não estava mais conseguindo atingir um grande número de entusiastas. O que decidi abolir então, tanto do blog quanto da minha mente: essa necessidade. Assim, escreverei para o blog buscando o prazer total na prática, e não um objetivo comercial o qual não tenho e não pretendo ter para o momento.

Feitas estas breves explanações, espero pelo menos tê-los aguçado a curiosidade em relação ao desenvolvimento desta nova empreitada. E espero igualmente atender a contento a descrição do blog colocada logo acima: encontrar algumas respostas para aquela simples pergunta – Palavras para que te quero? Aguardem as cenas – e as letras – dos próximos capítulos.

9 comentários:

  1. Boa Leopoldo! Acho ótimo que o tema seja livros, apesar de não ser um leitor costumaz! Permita-me sugerir um livro para você que gosta de esportes como eu. RAFA - Minha História que conta o crescimento da carreira de Rafael Nadal. É o que estou lendo no momento. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Vlw, Celso. Dica anotada. Você só não pode imaginar o backlog de leitura que tenho em minha casa. A de momento é "Rápido e Devagar - Duas Formas de Pensar", de Daniel Kahneman, Prêmio Nobel de Economia; e "Hannibal", em Inglês, que deu origem ao filme homônimo. Mas isso é um papo para um post futuro. Quanto ao Nadal em si, devo dizer que sou + fã do Federer. Mas mais do q fã, sou muito curioso. Vou dar uma folheada na livraria para ver se me instiga. Nesse quesito tênis, será difícil alguém superar o livro do "Agassi", já comentado no blog antigo - Leopideas.

    ResponderExcluir
  3. Oi Leopoldo,


    Fico feliz que tenha voltado a escrever!


    Um abraço,
    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me too! E novas emoções virão por aí, neste mesmo batcanal! - rs

      Excluir
  4. Leopoldo, adorei esta nova iniciativa. Eu, particularmente, não conseguia acompanhar seus textos semanalmente... Sorte, sucesso e realização com o Proximideas!!!
    Abs, Iloana

    ResponderExcluir
  5. Adorei, gostei da formatação - ainda que prefira as fontes sem serifa - e a aparência leve.
    Quanto ao texto, ahhhhh Leo, você ainda precisa de um editor para apagar muitas letrinhas. Mas, por outro lado, dá até para ouvir você falando. Muito bom (sei que parece contraditório, mas é apenas minha tesoura mental tirando umas pontas).
    E quanto à falta de periodicidade, não chega a ser problema. Aguardo o próximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minhas críticas adoráveis. Espero fazer valer a expectativa gerada. O que posso prometer é zelo pelas palavras escritas. E Lúcia, uma coisa a qual prometi a mim mesmo e não me importar mais com o tamanho do texto. Como você mesmo disse: isso é um trabalho para o editor, e não para o escritor.

      Excluir
  6. Leopoldo, parabéns pela iniciativa. Sou um pouco "preguiçoso" para ler e espero que este blog possa aguçar a minha curiosidade e me motivar a ler mais. Ai vai uma diga (para aumentar seu backlog), recentemente li "O mundo é Plano" o que me motivou a acompanhar o blog do autor (Thomas L. Friedman) no NY Times. Gostaria muito de ver os seus comentários sobre esta obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Vítor, me lembro de minha cruzada em favor da leitura para contigo... - rs. Acho que, em homenagem a esta sua iniciativa, vou ser obrigado a comprar o livro do Friedman para dar meus pitacos...

      Excluir